Que óleo consumir?

26/06/2013 14:52:58

Cada vez que vamos ao supermercado, encontramos uma nova marca de óleo ou azeite. É grande a variedade e a faixa de preços...e aí vem a dúvida: Qual deles devo comprar?

Primeiro, você precisa definir a finalidade do uso do óleo. Por exemplo, se for fritura ou cozimento, os refinados são a melhor alternativa, pois são mais estáveis e não têm nutrientes a serem perdidos com o calor. 

Mas se a idéia é alimentação mais saudável e leve, ou ainda sabores diferentes e requintados, existem alternativas interessantes na linha gourmet: os óleos extraídos por prensagem a frio. Aliás, esses óleos que tornam alguns pratos únicos estão conquistando seu lugar na mesa do brasileiro!

Disponíveis em vários sabores, os óleos gourmet dão um toque especial em pratos salgados e doces. Mesmo assim, é comum as pessoas terem dúvidas sobre como usá-los em suas receitas. A grande dica é regar o alimento pronto com o óleo em estado natural (frio), como se fosse um azeite. Isso porque, se aquecidos a altas temperaturas, esses óleos perdem suas propriedades nutricionais e sabor.

Que tal soltar a imaginação e experimentar? Em seu próximo jantar especial, café ou na refeição diária, por que não tentar combinações com os óleos gourmet? Sugerimos alguns testes: salmão regado com óleo de castanha-do-pará, capuc...

Ler completo >>
RSS E-mail Print
 

Noticias

Que óleo consumir?
Fazendo uso inteligente do que a natureza oferece