Quem Somos

A Veris Brasil
Como Chegar
Por que óleos a frio?
Sobre a extração dos óleos
Responsabilidade sócio-ambiental

Termos

Formas de Pagamento
Sobre o PagSeguro UOL
Politica de Privacidade
Troca e Devoluções
Termos de Uso

Newsletter

Informativos

Por que óleos a frio?

Somente o processo de extração a frio garante a preservação das propriedades originais no óleo.

Quando falamos em óleo “prensado a frio”, nos referimos aos óleos extraídos de sementes e amêndoas processadas com calor máximo de 50 ºC. Isso garante a preservacão dos ácidos graxos essenciais (AGEs) do tipo cis, que são muito importantes na constituição e regulação das membranas das células do corpo. Além disso, a prensagem a frio de sementes e amêndoas assegura a preservação dos tocoferóis ou vitaminas naturais. Os óleos extraídos a frio possuem fitoesteróis e minerais benéficos à saúde.

Por preservar os AGEs e as vitaminas, os óleos extraídos a frio apresentam aroma e sabor característicos de suas sementes de origem. Para que sejam conservados assim, devem ser mantidos em ambiente fresco e protegidos de luz. Além disso, devem permanecer fechados para evitar o contato com oxigênio, que quebra as duplas ligações dos AGEs. Esse processo de oxidação gera hidroperóxidos e outros elementos que degradam o óleo.

Para evitar a oxidação dos óleos, muitos fabricantes optam pelo refinamento. Porém, este é um processo agressivo que envolve tratamentos químicos e físicos sob altas temperaturas, o que altera as propriedades naturais dos óleos vegetais. O resultado é o prejuízo no teor de AGEs e de vitaminas, e eventuais resíduos químicos no produto final.

É preciso cautela na escolha de um óleo vegetal: somente o óleo extraído a frio e não refinado preserva os agentes naturais presentes na matéria-prima e garante que o óleo seja 100% puro.

 

RSS E-mail Print Comentar