Categorias

Qual a diferença entre óleos vegetais e óleos essenciais?

Postado em 26/04/2019

Tanto os óleos essenciais quanto os óleos vegetais são produzidos pelas plantas, e muitas vezes as pessoas os confundem entre si. Mas tratam-se de produtos bem diferentes.

Os óleos vegetais, também chamados de carreadores ou fixos, são compostos basicamente por ácidos graxos, mas possuem também vitaminas, fitoesteróis e outros nutrientes. Eles são encontrados principalmente nas amêndoas das sementes, mas podem estar presentes também na polpa de frutos. Os óleos produzidos pela Veris são óleos vegetais.

Já os óleos essenciais são compostos aromáticos e bastante voláteis. Essas substâncias de grande complexidade química são produzidas em pequeníssima quantidades pelas plantas, mas possuem um grande efeito, inclusive terapêutico. Por isso os óleos essenciais são a base dos tratamentos com Aromaterapia.

Uma vez que os óleos essenciais são muito potentes e alguns podem inclusive ser perigosos se usados puros, os Aromaterapeutas comumente diluem algumas gotas de óleos essenciais em óleos vegetais (carreadores) para aplicação, com segurança, em óleos para pele, massagem etc.

Alguns óleos vegetais com aroma mais neutro que são comumente usados em combinação com óleos essenciais são os de amêndoas doce, gergelim e girassol. Mas muitas combinações podem ser testadas na arte da Aromaterapia!

 

Veris 0 comentário(s)