Categorias

Como conservar o óleo prensado a frio

Postado em 12/07/2019

Produtos frescos e naturais requerem cuidados especiais para serem conservados. É o caso dos óleos vegetais extraídos por prensagem a frio. Eles são óleos “vivos”, pois retém nutrientes normalmente perdidos em processos de extração química e refino. Porém, como todo alimento fresco, o óleo extraído por prensagem a frio é mais susceptível à degradação do que um óleo refinado. Por isso, requer alguns cuidados de armazenamento para prolongar seu tempo de vida.

 

De modo geral, óleo extraído a frio se mantém mais fresco quando bem fechado e mantido em lugar escuro e fresco. Recomenda-se que os óleos poli-insaturados, especialmente os de Chia e Linhaça-Dourada, que são ricos em ômega 3, sejam guardados em refrigerador, pois são mais delicados e degradam mais rapidamente.


Outros óleos, ricos em ácidos graxos da família ômega 6 e ômega 9, podem ser guardados em local fresco, de preferência protegido de luz e sempre muito bem fechados. Quando refrigerados, esses óleos podem ficar turvos e mais densos, mas isso não compromete suas propriedades nutricionais - pelo contrário, ajuda a preservá-las. Óleos saturados podem se solidificar em baixas temperaturas.

 

De qualquer forma, vale a dica de apostar no paladar e ficar atento a sinais de rancidez no óleo - nesse caso, é melhor descartá-lo. O ideal é que, depois de aberto, o óleo extraído por prensagem a frio, seja consumido em poucas semanas para melhor aproveitamento dos seus nutrientes!

Veris 0 comentário(s)